“A Saga” – Parte II

Estado da Guanabara -1928

Rua XV de novembro-Ponta Grossa-PR , 1920

Não chegava notícia alguma na casa grande, sede da imensa fazenda da mãe velha. Imaginem vocês o quanto era demorado e difícil receber uma notícia vinda de qualquer lugar, na década de vinte no interior do Paraná?

Pois é, só tiveram notícias de meu pai seis anos após a fuga daquele colégio de padres. A mãe velha era de tão bom temperamento que neste ínterim já tinha tomado todas as providências para deserdá-lo.

Tomou, providenciou e cumpriu.

Arcos da lapa-Rio de Janeiro-1922

Lá pelas ruas da Lapa andava aquele menino, agora deserdado, portanto duro, sem destino e sem conhecimento de nada da vida. Não conhecia ofício e, sua boa aparência o atrapalhava para pedir fosse o que fosse á alguém.  Era um pobre recente… Diria.

Sem dinheiro, mas com nobreza e personalidade. Daquela surrada e batida caixa de engraxate, havia evoluído para carteiro. Daí para mensageiro na agência de notícias Reuteurs.

Daí para sua primeira grande descoberta…

Radio escuta- Agência de notícias Reuters

Ao pisar na redação do escritório daquela agência internacional de notícias, sentiu seu coração acelerar.

Pisara na redação do seu destino. Destino de sua vocação.

Soube naquele momento o que seria da sua vida.

typewriter-Olivetti

Aquelas máquinas Olivettis sob seu olhar maravilhado, os jornalistas perpetuando seus textos, os repórteres entrando e saindo com notícias preciosas. Aquele era seu mundo, sem dúvida.

Levava as correspondências daqui pra lá e de lá pra cá, com indisfarçável sorriso de felicidade.

Telex

Na espera de ter que ir para a rua levar mensagens ficava observando tudo. O rádio-escuta, o Telex, a radiofoto, tudo aquilo o encantava.

Queria aprender tudo. E rápido.

Era aparecer a chance e, lá estava ele detonando as máquinas datilográficas. Pouco a pouco foi tomando conhecimento do metiér. Com o passar do tempo seu talento o conduziu a cargos de destaque dentro da Reuters.

Sua vocação estava conduzindo sua vida…para o seu ofício!

Um comentário sobre ““A Saga” – Parte II

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *