A História do Teatro Bandeirantes

1969 : O Teatro Bandeirantes foi uma emergência na vida da TV Bandeirantes , Canal 13 – São Paulo.

Clube do Bolinha - Edson "Bolinha" Cury

O incêndio ocorrido nos estúdios do Morumbi fez com que se alugasse às pressas o Cine Arlequim, na Av. Brigadeiro Luis Antônio, em São Paulo.
Toda a programação da TV Bandeirantes foi gerada a partir de um cinema, transformado rapidamente em Teatro Bandeirantes.

O único ônibus de externas, com equipamentos Marconi, foi ancorado no teatro e, pôr três ou quatro anos toda a produção foi feita de lá.

Cozinha Maravilhosa de Ofélia com Ofélia Anunciato

Em 1972, com a chegada dos equipamentos em cores, importados da Alemanha, improvisou-se, no então saguão de entrada da TV Bandeirantes do Morumbi, que não fora atingido pelo incêndio, estúdios para atender a programação colorida.

A história do teatro Bandeirantes seguiu a seguinte cronologia;

Alugou-se o cinema…
O ônibus de externas, preto e branco, simples e eficiente, foi acoplado na parte posterior do teatro.
A programação de emergência era realizada no espaço onde havia a tela do cinema.
Aos poucos transformou-se em palco.

Programa da Hebe: Roberto Pirillo, Marcia, Elaine Cristina, Agnaldo Rayol, Renato Corte Real, Hebe Camargo, Sérgio Mattar

Na sequência, foram construídos dois caixotões de tamanho médio,
nos fundos da platéia, em suas laterais, para servir como estúdios e liberar o palco para a programação com auditório.

Xênia Bier em Xênia e você

Onde ficavam as maquinas de projeção do cinema, transformaram em controle técnico da televisão.

Com a mesa de corte e as câmeras fixas da marca inglesa Marconi, já instaladas pode-se liberar o ônibus de externas para cobrir futebol e outros eventos.

Sôbre a programação da época…

Claudio Petraglia - Diretor artístico

Filmes franceses e séries americanas fizeram parte da programação matinal e noturna da TV Bandeirantes naquela época.
À tarde, programas como, Jornal do Meio dia, A cozinha maravilhosa de Ofélia, Xênia e você e à noite Os Titulares da Notícia, e assim por diante…

Antônio Abujamra

Estrategicamente, o uso das maquinas de Telecines, com seu baixo custo operacional, garantiam à televisão maior segurança e massa de programação no ar.

Posso afirmar,

Se a Bandeirantes ficou fora do ar, foi por poucos minutos, naquele momento trágico de sua existência.

Em tempo: Enalteço neste espaço a pessoa de Autilio de Oliveira, administrador e  gestor do Teatro Bandeirantes que, por sua integridade moral, sua ética profissional e seu profundo respeito  pelo ser humano, conseguiu que a TV Bandeirantes fosse bem sucedida neste episódio tão comovente para todos os que estiveram envolvidos nesta transição.

Onde estiver, Autilio, guarde a saudade deste seu irmão.

5 comentários sobre “A História do Teatro Bandeirantes

  1. Que história fantástica!
    Realmente foi coisa de mágico manter um canal de TV por 4 anos dentro de uma unidade de externas, com estrutura totalmente improvisada.
    Hj, onde era o Teatro Bandeirantes, existe um templo da Igreja Universal, que o adquiriu juntamente com a Rádio São Paulo em meados dos anos 90.
    Falando na antiga sala de projeção que havia sido transformada em switcher, hj alí existe a escolinha da Igreja, onde as crianças se divertem enqto seus pais acompanham os cultos no antigo auditório. A parte posterior, onde ficava o tal caminhão, hj é um estacionamento da Igreja.

  2. Antes que me esqueça.. Aproveitando a deixa do Teatro.. É um assunto delicado e difícil, mas gostaria que fosse tb comentado sobre o velório da eterna Elis Regina, que foi realizado também no palco do Teatro Bandeirantes.

  3. Olá Fabiano,
    Postei,a seu pedido ,uma complementação da história do Teatro Bandeirantes,contando seus últimos momentos,inclusive ,uma breve citação da Elis.
    Abraços e obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *