Quem é da praia…

…tem coração  Caiçara !

A legendária praia do Saco da Ribeira

Com cinco ou seis anos de idade, meu pai me levou conhecer  uma praia chamada Saco da Ribeira, 12 quilômetros antes da cidade de Ubatuba.

Não havia nada de nada, exceto famílias de caiçaras e índios.

Rubens Mattar - meu pai

Meu pai e meu tio Wilson Fittipaldi, o Barão, resolveram construir suas casas naquela praia.

Wilson Fittipaldi - pai

Passei minha infância e adolescência em Ubatuba, portanto, tenho um tanto de caiçara em mim.

Simplesmente adorava aquele lugar, o bar do “seu” Zeca, do “seu” Paulino, o caminho pra maravilhosa praia do Lázaro ou a Sununga com sua gruta que “Chora”. Eram e são tantas as belezas que acreditava piamente ser ali a vivenda de Deus. Se não for, por via das dúvidas, deixo que Ele usufrua de sua própria criação tanto quanto possível.

A legendária praia do Saco da Ribeira

Meu velho pai construiu um Píer com um Deck bem em frente da nossa casa, que hoje é o Iate Clube de Ubatuba. O Saco da Ribeira era o refúgio dos barcos e das grandes embarcações a caminho do Rio ou São Paulo .

Minha juventude era irrigada de Ubatuba.

Sérgio Mineiro - amigo e publicitário

A Ubatuba de Sérgio Mineiro, Renato Teixeira, Ciccilio Matarazzo, Clodovil, Paulo Polé, Rodolfo Pirani e de tantas saudades que tenho e as sinto profundamente.

Renato Teixeira - Compositor e amigo de calças curtas

Da Luita, minha amiga de sempre, do Dag, primo querido, Tati, Marcelo, Emerson e Wilsinho Fittipaldi, meus primos de alma e de tantos momentos intensamente vividos que paro por aqui para acalmar minha lembranças.

Luita Lobo com sua neta...

Ubatuba e o litoral norte de São Paulo me remetem a um tempo inesquecível. Tempo de felicidade, de pura paixão, das menininhas bronzeadas caminhando displicentemente por aquele chão batido de areia, das músicas melodiosamente tocadas sob as estrelas ou a ardência do sol .Que tempo,meu Deus.

Tati Almeida - Maresias... Caiçara e mais um pouco.

Como eu era feliz com aquele mundo simples do fazer,do querer,do amar,da irresponsabilidade juvenil que jorrava daquela atmosfera calma dos cantos mais aconchegantes da vida.

Quantas pessoas passam por minha cabeça agora, no momento em que escrevo. Como se pode sentir os mesmos sentimentos de outrora,o cheiro da maresia,das marés,dos barcos dos pescadores e seus ruidosos tripulantes festejando o resultado da pesca.Da voz calma de meu pai,as risadas dos caiçaras ao meu redor.

Isto tudo é hoje, se não fosse o passado transposto para o texto com toda a paixão de sempre,com toda a força de sempre, com todo o amor de sempre.Saudades de meus pais,dos meu amigos. Saudades de minha família querida. Saudades de mim mesmo.

Saudades…

Dag - Antonio Rubens Dagostini. Primo querido e caiçara de boa cepa

Deixo meu texto por um pouco, deixo minha saudade por um pouco, deixo minha alegria por um pouco.

Volto pro hoje e me despeço dos meus queridos leitores.

Ubatuba anos 60- Wilsinho Fittipaldi, Sérgio Mattar, Tinho, Amadeu, Emerson Fittipaldi

Minha emoção me pede um tempo.

E eu a respeito. Até já.

Um comentário sobre “Quem é da praia…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *