Fundação da TV Pirata – parte 10

  

…e assim, íamos criando e produzindo, a muito custo e trabalho, aquilo em que acreditávamos… O Wandergleison Show.

Trabalhamos por muitos meses neste projeto que ao contrário do que se possa imaginar, não foi bancado por ninguém, patrocinado por ninguém, pelo contrário, fomos e muito atrapalhados por “diretores” de Televisões das emissoras abertas.

Por um momento, um diretor de uma TV aberta se mostrou interessado neste projeto para sua “Grade de Programação” mas, tudo não passou de falatório e promessas não cumpridas…

Este mesmo diretor escalou um outro diretor da sua filial no Rio de Janeiro para nos apoiar no que fosse preciso, porém, nada… só aborrecimentos e desvios de conduta.

Fomos então para São Paulo na tentativa de finalizarmos o projeto com sucesso.

A Rede Bandeirantes acertou conosco que exibiria o “Especial do Wandergleison” no final do ano e que, na sequência assinaria com a trupe um contrato de continuidade que estamos até hoje aguardando…

Neste meio tempo, o Guga, irmão do Boni, me pediu um trailer para saber mais daquele produto, então, já cobiçadíssimo pela imprensa nacional.

Dias depois recebo um telefonema da TV Globo, convidando a mim e aos meninos do Planeta Diário, para uma reunião com o Bonifácio, o Boni, em sua sala, na Vênus Platinada, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro.

Marcada a hora e o dia, lá estávamos todos.

No momento em que as primeiras cenas começavam a surgir em sua tela do vídeo, as gargalhadas do Boni nos encheram de ânimo e esperança.

Pelo telefone interno ele pediu a sua secretária a presença de todos os diretores de núcleos e também os criativos da casa, em sua sala.

Boni teceu uma pequena crítica à direção do piloto, na presunção de que um profissional o tivesse dirigido.

De fato, a direção não foi minha e de ninguém. O piloto era uma peça conceitual, na intenção da pureza crítica dos rapazes. Usei de todos meus critérios críticos e conhecimentos técnicos, evidentemente mas, tentava não induzi-los a minha percepção televisiva e sim, a deles.

Qualquer profissional de televisão faria daquele piloto a cara da televisão aberta, com seus vícios, contaminações, e até mesmo com possíveis virtudes, mas como em televisão tudo é muito previsível e, o que estava acontecendo naquele piloto era o “inesperado, o criativo, a tinta fresca na parede”, se me entendem…

Dito isto, o Boni pediu ao Daniel Filho que conduzisse a todos para sua sala e que se começasse uma negociação a respeito de contratações, etc e tal…

Meses depois estava no ar o “TV Pirata”.

Os pais do programa foram muitos e tantos, porém, TV Pirata tem um nome de Batismo, de verdade, por mérito, por justiça e trabalho árduo… ”Wandergleison Show”.

TV Pirata, confrontado com o piloto que fora feito anteriormente, não deixa dúvidas… as semelhanças não são “mera coincidência”.

TV Pirata e Wandergleison Show são tão iguais que diria…

Cara de um… focinho do outro.

10 comentários sobre “Fundação da TV Pirata – parte 10

  1. Eu assisti ao Wandergleison Show na Bandeirantes. Depois fiquei semanas voltando no mesmo horário e nada… Um tempo depois que vi o elenco no TV Pirata e entendi (ou não). Lembro do Luiz Fernando Guimarães de bisbo dando dicas de moda para padres, da convenção de suicidas e dos créditos finai com Pepeu Gomes como diretor ou coisa que o valha. E olha que só vi isso uma vez na vida em 87! Marcou. Tanto que entro na web para procurar aqueles vídeos e caio aqui. Os vídeos nada… Acho que nunca mais.

  2. Andre,
    Tudo bem com vc?
    Fui e sou um dos criadores do Wandergleison e seu diretor geral.
    Depois de uma estonteante bobeada da Bandeirantes ele foi pra Globo com o nome de TV Pirata.
    Todo mundo se diz pai do TV Pirata. Ainda bem que vc notou as semelhancas.
    Ele nao foi criado na Globo, nem na Bandeirantes, nem em sistema algum. Foi criado na produtora PRF3-TV e,
    seria exibido na Bandeirantes que, perante uma titubiada e um oportuno telefonema do Boni pra mime…tudo terminou
    onde existe maior competencia.
    Criadores:
    Marcelo Madureira , Reinaldo Figuiredo, e, Hubert e Sergio Mattar.
    Direcao minha e producao da PRF3-TV.
    Andre, eu nao sei onde vc possa ter uma copia do Wandergleison.
    Fazemos o seguinte:
    Eu moro em Miami e tenho uma videoteca em Sao Paulo.Vou pedir uma rastreada nas fitas e, se for encontrada te
    farei uma copia, com muito prazer.
    Parece mentira, mas nem eu tenho uma fita aqui comigo.
    Me desculpe ,obrigado pela oportunidade e continue me acompanhando no blog.
    Abracos
    Sergio Mattar
    mattartv@gmail.com

  3. Oi Sérgio, tudo bem?
    É um prazer e principalmente uma honra para mim. O blog já está devidamente “favoritado”.
    Agora eu tenho uma resposta do porquê só existiu um programa e em seguida ele apareceu na Globo com outro nome. Significa que sou órfão de um piloto! Legal conhecer a história.
    Lembro que jamais tinha visto nada naquele estilo antes, foi um soco no estômago, e nunca mais esqueci (e olha que eu tinha apenas 13 anos!).
    Quanto às fitas, não se preocupe, quando achar e fizer a sua cópia lembre de fazer a minha, hehehe, até porque moro em Curitiba e a logística pode ser meio complicada. Mas ache esse tesouro e traga-o à vida, pois ele é uma referência para muita gente que gosta ou está começando na área. Precisa ser estudado e dissecado por redatores, atores e diretores novos.
    Muito obrigado e um grande abraço!

    André

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *