O Bem Amado -Tv Globo/anos 70

… Aventura ou desventura?      

Lembro-me do dia em que estava entrando no prédio da Globo (Jardim Botânico) quando, de repente, o pessoal da externa surge como uns “perdidos no espaço”.

Paulo Gracindo como Odorico Paraguaçu e Lima Duarte como Zeca Diabo

 A História é a seguinte:

O diretor Régis Cardoso foi incumbido de dirigir a primeira novela colorida do Brasil. “O Bem Amado”. 

Bem, para gravar uma cena, na perspectiva do nível do mar, ao amanhecer do dia, seria preciso colocar a câmera… Isto! No nível do mar…

Bem, o pessoal da TV chegou à tarde do dia anterior das gravações e começou a montagem dos equipamentos, enquanto o Régis ia mostrando a todos que estavam envolvidos aonde deveria estar à câmera, a luz, a posição dos atores, onde e quando nasce o sol, e assim por diante…

Tudo conversado, começam a montar o praticável (um Trambolho de madeira, apoiado em ferros), para que se possa colocar a câmera na altura desejada. O Régis, destemidamente, entra de calça e tudo no mar para indicar com clareza onde deveria ser montado o praticável e a posição da câmera sobre ele.

 Tudo pronto era só uma questão de tempo, agora.

Odorico Paraguaçu - Gracindo

Todos se foram e deixaram um auxiliar de externa para tomar conta de tudo.

Fiquei tentando imaginar aquela linda câmera Bosch, novinha em folha, ali no mar, com o anoitecer ao fundo. Nossa, que visão maravilhosa.

Quatro e tanto da madrugada, vai chegando devagar o pessoal operacional, cumprimentos, risos e a expectativa natural que envolvia a todos, afinal aquela seria a primeira gravação de uma novela em cores. Tensão no ar…

Dolabella, Milton Moraes e Régis Cardoso

O Régis vem chegando, com aquele seu jeito de bebezão (super bom sentido). Toda a equipe o cumprimenta, com a atenção que aquele diretor merecia e sempre o mereceu.
De repente, aquele Grito:

CADÊ A CÂMERA??????????????

Paulo Gracindo, Emiliano Queiróz e Lima Duarte

Havia desaparecido, como??? Não era possível???!!

Será que roubaram o equipamento???
Foi aquele corre, corre.

Na direção do mar, caminhava, se arrastando, pesando três vezes seu peso, pálido e trêmulo, o Boi, apelido de Régis, com o olhar perdido no vazio… Berrou:

Cadê minha Câmera????

Régis Cardoso e Tânia Alves

A equipe suplicava com seus olhares, uma resposta para aquele mistério!!!
Afinal, haviam feito tudo certo. 

“A CÂMERA SE AFOGOU!!!”… Urrava o velho Régis Cardoso!
Todos entenderam no ato o que havia acontecido.
Vocês já adivinharam também? Isto mesmo. Colocaram a câmera na tarde anterior, no lugar certo, na posição correta, mas com a maré vazante…
Daí a maré foi subindo e… O Régis ficou um bom tempo pra se recuperar. Esta câmera estava iniciando sua “vidinha” e ela não caiu na água, ela foi engolida pela maré. Isto foi um erro monumental, sob qualquer ponto de vista.Foi falta de previsão.

Esta história foi abafada por muito tempo, dentro da Globo.

Régis Cardoso

“Boi”, o grande Régis Cardoso. Esquecido, o velho “Boi” partiu. O Régis foi um daqueles profissionais que começaram no subsolo. Ele passou pelo rádio, contra regragem e assim por diante. Apelidado de “boi” por seu poder de trabalho. Por vezes fazia, pra depois pensar… Na época eram poucos os diretores, um pra cada trabalho, bem diferente de hoje. Posso dizer com convicção que o diretor fazia um trabalho autoral de verdade.

O Régis estava sempre pronto ao trabalho.  Sua capacidade de produção, aliada a sua competência realizadora, fizeram dele, um profissional essencial à máquina de fazer loucos.
 
Tinha um temperamento brincalhão, bonachão e disciplinado.
Era amigo dos amigos.
 O operariado adorava o Régis.

O Boi era um dos “iguais”, simples como “Maria” e transparente como a água, por isso, talvez, ele não distinguia, com clareza, um “tapete” de uma “esteira”. Só quando as tiravam… com ele em cima!

Ele foi só coração, mal interpretado e confundido como fragilidade autoritária.

Atingido e minguado se despediu cedo da gente.

Verdadeiramente, ele amava seu trabalho…

Morreu no vazio do ócio, condição imposta pelo sistema.
Mas quem o conheceu, sabe da verdade dos fatos.

Régis Cardoso, Walter Avancini, Herval Rossano, Paulo Ubiratan, Geraldo Casé e tantos outros diretores talentosos e admiráveis pela  fé e obstinação por nosso ofício.

Sinto falta de voces, meus colegas e companheiros inesquecíveis.

21 comentários sobre “O Bem Amado -Tv Globo/anos 70

  1. Sérgio, que viagem no tempo. É uma delícia ler seu blog. Eu trabalhei com alguns desses diretores, mas conheci todos e ADMIRAVA de paixão cada um deles. Fico emocionada que você conte essas histórias. Dá muita saudade. Qualquer dia desses eu vou escrever as suas histórias como diretor. De todos os diretores que conheci e trabalhei tenho alguns preferidos e você é um deles.

  2. sergio como lhe disse o seu site é viajar no tempo, como dizia o Turini, alem de voce ser uma pessoa sensivel, detalhista e um grande e otimo diretor, alem de um grande carater, foi por isso que comecei a gostar do seu trabalho e de voce, foi atraves do Nelson que me dizia tudo isso sobre voce, parabéns meu amigo, pelo seu trabalho, pela sua gentileza e grandeza, que deus continue a iluminar seus caminhos
    um bjão da amiga

  3. Sergião, inté que enfim vc resolveu escrever sobre tudo de maravilhoso que vc fez (e continua fazendo). Colírio para os olhos e xanax pro cérebro, ainda não consegui ver tudo, mas apenas o pouquinho que li já me deu a maior alegria, como é bom isso, hein? Bjks

  4. sergio como lhe disse o seu site é viajar no tempo, como dizia o Turini, alem de voce ser uma pessoa sensivel, detalhista e um grande e otimo diretor, alem de um grande carater, foi por isso que comecei a gostar do seu trabalho e de voce, foi atraves do Nelson que me dizia tudo isso sobre voce, parabéns meu amigo, pelo seu trabalho, pela sua gentileza e grandeza, que deus continue a iluminar seus caminhos
    um bjão da amiga

  5. sergio como lhe disse o seu site é viajar no tempo, como dizia o Turini, alem de voce ser uma pessoa sensivel, detalhista e um grande e otimo diretor, alem de um grande carater, foi por isso que comecei a gostar do seu trabalho e de voce, foi atraves do Nelson que me dizia tudo isso sobre voce, parabéns meu amigo, pelo seu trabalho, pela sua gentileza e grandeza, que deus continue a iluminar seus caminhos
    um bjão da amiga

  6. Olá Lea,
    Ótimo receber recomendação sua sobre meu site para nossos amigos internautas.
    Fico lisongeado e agradecido.
    Quanto ao Régis, fui seu fã, admirador e colega de trabalho na TV Globo.
    Obrigado e muitos beijos.
    Não deixe de ser minha leitora…

  7. Most of the times i visit a blog I see that the construction is poor and the writting bad. On the contrary,I could honestly say that you writting is decent and your website solid.

  8. Many thanks for your personal concern plus efforts! These things against your webpage is definitely very good. In addition I actually greatly appreciate a person’s creative ideas. Personally these are typically critical matters. Nonetheless regards. Fine read.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *